Buenos Aires

É a capital e a maior cidade da Argentina. []Está localizada na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste do continente.

 

Buenos Aires é, de certo modo, uma metáfora da Argentina. Concentra em suas ruas e arredores mais da metade da população, além de ser o centro político, econômico e cultural de todo um país. É uma metrópole com personalidade própria, aberta à arquitetura, à cultura e à arte de todo o mundo; cosmopolita e contraditória, dinâmica e tradicional, histórica e vanguardista.

 

Com aproximadamente 14 milhões de habitantes, é uma cidade plana e, por isso, uma delícia e fácil para passear a pé pelas extensas “Calles”. Também não faltam atrativos para o turismo: monumentos, igrejas, museus, galerias de arte e teatros; praças, parques e jardins; modernos centros comerciais e feiras de antigüidades; hotéis simples e de primeira categoria, restaurantes típicos e de cozinha internacional; além do encanto sempre presente do tango.

 

Viver Buenos Aires é deixar-se levar pelo temperamento peculiar portenho e promete ser uma fonte inesgotável de descobertas.

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

Língua oficial: Espanhol (castelhano).

 

Moeda: A moeda nacional é o peso. Mesmo que o dólar seja aceito em alguns comércios, o câmbio de divisas em moeda nacional se realiza nos bancos e agências autorizadas. Os cartões de crédito mais aceitos são American Express, Visa, Diners e Mastercard. Alguns locais aceitam Reais.

 

Clima: Buenos Aires tem as quatro estações bem definidas. Os meses de verão são bastante quentes e úmidos, sendo que a temperatura varia entre 22° e 33°, com picos de 40°. São comuns as chuvas de verão (chaparrones). Já no inverno faz frio e venta muito. A média de temperatura varia entre 3° e 14°, podendo chegar a alguns graus abaixo de zero. A primavera e o outono são amenos e a temperatura nessas épocas do ano varia entre a mínima de 13° e a máxima de 22°.


Fuso horário: Em relação a Brasília não existe diferença horária, à exceção dos meses de outubro a fevereiro quando se estabelece, por força do horário de verão no Brasil, a defasagem de uma hora a menos.

 

Eletricidade: 220 Volts. É bom levar um adaptador de tomadas.

 

Telefonia: O código internacional da Argentina é 54 e o da Cidade de Buenos Aires é 11. Ligação a cobrar para o Brasil: 0800-999-5500 / 0800-999-5501 (Brasil Direto – EMBRATEL).

 

Emergências:

Polícia: 101 / 911 – Auxílio médico/ambulância: 107 – Bombeiros: 100

 

Consulado do Brasil em Buenos Aires: Carlos Pellegrini 1363, Buenos Aires, Capital Federal, Argentina. Tel.: 4394-5255 / 4515- 6500

 

Horário comercial:

. Bancos e agências de câmbio: de segunda a sexta de 10:00 às 15:00 horas
. Lojas: de 9:00 às 20:00 horas. Em alguns bairros é costume fechar ao meio-dia, prolongando-se o horário 
da tarde. Aos sábados o horário é de 9:00 às 13:00 horas.

. Shopping centers: de 10:00 às 22:00 horas todos os dias da semana, inclusive domingos depois das 12 horas. Durante os fins de semana as praças de alimentação ficam abertas até a 01 da manhã e os cinemas têm sessões que começam a essa hora.
. Supermercados: de 9:00 às 22:00 horas. As principais redes abrem também aos domingos, geralmente a partir das 12:00 horas.
. Restaurantes: o almoço é servido a partir das 13:00 horas e o jantar a partir das 21:00 horas. Muitos estabelecimentos oferecem refeições rápidas a toda hora.

 

Transportes:

: Metrô: Em Buenos Aires existem 6 linhas de metrô (chamado pelos portenhos de subte), sendo possível fazer combinações entre elas. O pagamento se efetua através de cartões. Esses cartões são adquiridos nas estações, onde também há mapas que indicam itinerários e destinos.

: Ônibus: Operam na cidade um total de 145 linhas de coletivo. Funcionam 24 horas por dia. Este transporte, um dos inventos argentinos, é o meio mais utilizado pelos trabalhadores portenhos.

: Táxi: Buenos Aires está repleta de táxis, padronizados na cor preta e com teto amarelo. Valor aproximado dos trajetos (em pesos argentinos): $ 50 do Obelisco ao Aeroporto Internacional de Ezeiza e $ 15 até o Aeroparque (vôos domésticos); $ 15 da Recoleta até Belgrano e $ 10 do Obelisco a San Telmo. Cuidado: Andar sempre com dinheiro trocado. Nunca dar uma nota de 100 pesos ao motorista, pois eles dizem que não tem troco, trocam a nota e te devolve uma nota falsa.

 

: Barcos: O barco é um meio de transporte relativamente comum utilizado por argentinos e uruguaios para ir de um país ao outro. Do porto de Buenos Aires, em Puerto Madero, partem buques diários para Colônia de Sacramento, Montevidéu e Punta del Este.

 

: Buenos Aires Bus: O city tour dá um ótimo aperitivo das atrações de Buenos Aires. Feito num ônibus Double decker, com o segundo andar aberto onde o frio costuma castigar (leve uma blusa para se proteger do vento). O passeio dura aproximadamente 2h45 e é narrado em 10 idiomas via áudio guide. Estão no roteiro a Plaza e a Avenida de Mayo, os bairros de San Telmo, La Boca, Puerto Madero, Recoleta e suas respectivas atrações, como a Casa Rosada e o Estádio La Bombonera. Para conhecer os lugares de perto, o turista pode descer em 12 paradas e reembarcar em outro ônibus, ao longo do dia, sem custo adicional.

 

:  Aluguel de carro: Para dirigir em Buenos Aires é preciso ser maior de idade, contar com algum cartão de crédito, carteira de identidade e registro habilitante. Os estrangeiros devem apresentar também o passaporte e a carteira de motorista internacional ou a do seu país (as duas valem). Os preços variam de $ 180 (o menor veículo) a $ 300 por dia. Esses valores incluem 150 quilômetros livres. 

 

              

BAIRROS:

 

CENTRO

A Plaza de Mayo é o tradicional ponto de partida para desvendar Buenos Aires, já que concentra a sede do poder nacional e outros grandes edifícios históricos. A umas quadras dali, o Obelisco marca o encontro da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes, abrindo espaço a várias livrarias, cinemas, teatros e cafés. O bairro de Retiro, cenário do vai-e-vem cotidiano de milhares de portenhos, completa a mais autêntica paisagem urbana da capital.

 

RECOLETA

A Recoleta é o bairro mais parisiense de Buenos Aires, reduto da antiga aristocracia portenha. O nome dado é devido à permanência do Convento dos Frades Recoletos que ali se instalaram no princípio do século XVIII. É na Recoleta que fica o cemitério mais antigo e aristocrático da cidade de Buenos Aires e famoso por abrigar vários mausoléus onde descansam os restos de importantes personalidades da Argentina, dentre as quais o de Eva Perón. Outro atrativo é a Floralis Genérica, feita em aço inoxidável com esqueleto de alumínio pesa dezoito toneladas e atinge 23 metros de altura, que fica na Plaza de las Naciones Unidas. Elegância e sofisticação se unem em seus museus, galerias, cafés, boutiques e praças; fazendo da Recoleta um passeio simplesmente imperdível.

 

PALERMO

O maior bairro de Buenos Aires é também o mais multifacético. Seus bosques, parques e praças compõem a mais extensa e bela área verde da cidade. Parlemo Chico, com suas embaixadas, museus e mansões, é o que existe de mais refinado na capital. Já em Palermo Viejo é onde vive o espírito criativo da cidade, numa mistura muito peculiar entre arquitetura do século passado e arte moderna de vanguarda, informalmente dividido em dois “mini-bairros”, separados pela linha do trem: Palermo Soho, onde estão as lojas, hotéis e cafés moderninhos e Palermo Hollywood, onde fica a maior parte dos bares, restaurantes e baladas, chamado assim por ser o bairro preferido dos cineastas portenhos. Entre algumas atrações encontradas estão: o Parque 3 de Febrero, o Jardim Japonês, o Planetário Galileo Galilei, os museus de Motivos Argentinos José Hernandez e de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA).

 

SAN TELMO & LA BOCA

San Telmo, com suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais, é sede de importantes antiquários, galerias de arte e das principais casas de tango da cidade. É famoso pela sua feira de antiguidades realizada todos os domingos na Praça Dorrego (Rua Defensa e Humberto I).

Perto dali fica o pitoresco bairro de La Boca, apesar de ser um bairro pobre, é um dos pontos preferidos pelos turistas, pois é onde está o tradicional Caminito – mosaico de casinhas levantadas sobre tábuas de madeira e zinco, pintadas com uma mistura de tons berrantes de amarelo, verde, vermelho, azul e rosa, que revela a vida simples e humilde dos antigos imigrantes. Avançando pela via, a paleta de tons gritantes do Caminito vai diminuindo, até que sobra espaço para apenas duas cores: o azul e o amarelo do time de futebol Boca Juniors, que tem a sua casa no La Bombonera, no fim da rua. O estádio tem capacidade para até 49 mil pessoas e chama atenção pelo projeto arrojado.

 

PUERTO MADERO

Charmosa região do antigo porto de tijolos vermelhos e armazéns construídos entre 1889 e 1898, que foi restaurado em 1996. Hoje, é uma das áreas mais valorizadas e visitadas da cidade, onde funcionam escritórios de grandes empresas, bares e restaurantes famosos, uma universidade, hotéis de luxo, museus e um cassino flutuante. O local mescla a vista de modernos edifícios financeiros e residenciais com outro ponto interessante de Porto Madero, que é a elegante Puente de la Mujer, passarela debruçada sobre o Rio de Prata, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, que como a maioria de suas obras não fica incólume aos olhos de quem passa pelo lugar.

 

BELGRANO

Um dos mais charmosos bairros de Buenos Aires, Belgrano tem belas residências antigas, tranqüilas áreas verdes, bares e restaurantes modernos em Las Cañitas, vida comercial ativa, e como se fosse pouco, um pequeno bairro chinês. As Barrancas de Belgrano são ícones do bairro. É uma grande área verde criada pelo paisagista francês Carlos Thays, também responsável pelo paisagismo do Jardim Botânico de Buenos Aires e do parque 3 de Febrero.

 

                  

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS:

 

- Casa RosadaEste edifício abriga o escritório presidencial da Argentina. Visitas guiadas ao edifício estão disponíveis nos finais de semana.

Endereço: Balcarce 50, 1064, Plaza de Mayo, Buenos Aires, Argentina.
Tel.: +54 11 4344-3600

 

- Cabildo – O Cabildo é um lindo edifício colonial que fica em frente à Casa Rosada, na Plaza de Mayo. O edifício original foi construído no início do século 17 para abrigar o conselho dirigente do assentamento da Espanha.

Endereço: Bolívar 65, 1066 Buenos Aires, Argentina.
Tel.: +54 11 4342-6729 / +54 11 4334-1782

 

- Teatro Cólon – é considerado como um dos teatros líricos mais importantes do mundo, pois recebeu muitos nomes famosos do mundo da ópera, música clássica e balé desde que abriu em 1908. Paga-se para entrar.

Endereço: Cerrito 628, Buenos Aires, Argentina.
Tel.: +54 11 4378-7100

 

- ObeliscoEste monumento nacional dá a sensação de que você está em uma cidade influente. De 67,5 metros de altura, ele pode ser visto a partir de uma série de avenidas da cidade e você conseguirá tirar excelentes fotos em todos os momentos do dia.

 

- Palácio Barolo – Inspirado pelo épico poema de Dante, "A Divina Comédia", este é sem dúvida o edifício mais espetacular da cidade. Visitas guiadas ao Palácio Barolo estão disponíveis nos dias de semana e você pode ter vistas deslumbrantes da cidade de dentro dos faróis.

Endereço: Av. de Mayo 1370, 1085 Buenos Aires, Argentina.
Tel.: +54 11 4382-5916

 

- Caminito – É uma rua-museu e um logradouro tradicional, de grande valor cultural e turístico. As coloridas casas de latão e madeira sobre esta pequena rua de paralelepípedos no bairro La Boca, fornecem uma das imagens mais clássicas de Buenos Aires.

 

- La Bombonera – Com suas arquibancadas altas e inclinadas, La Bombonera (caixa de chocolate, na tradução livre) é um dos estádios de futebol mais emblemáticos do mundo. É a casa do Boca Juniors Futebol Clube e tem sido agraciada por alguns dos maiores nomes da história do futebol.

Endereço: Brandsen 805 | La Boca, Buenos Aires, Argentina.

Tel.: 54 11 4309-4700

 

- Cemitério da Recoleta – Um passeio por este cemitério deve estar na lista de todos os visitantes em Buenos Aires. O local tem 14 hectares, que é dividido em um sistema de grade, e contém mais de quatro mil túmulos.

Endereço: Junin 1790, Buenos Aires 1116, Argentina.

Tel.: 54 11 4804 7040

 

- Museu de Eva Perón – Este museu, no bairro de Palermo, conta a história da ascensão da ex-atriz, desde a infância pobre até ser uma figura nacional por meio de fotografias, itens de sua fundação de caridade e também suas roupas glamourosas.

Endereço: Lafinur 2988, Buenos Aires, Capital Federal, Argentina.
Tel.: +54 11 4807-0306

 

- Ir a um show de tango – existem muitas casas de tango com seus shows espetaculares. Geralmente tem o jantar incluído. Algumas opções: Señor Tango, Esquina Carlos Gardel, Tango Porteño, El Viejo Almacén.

 

 

CURIOSIDADES:

 

. Buenos Aires afirma ter a avenida mais larga do mundo (a Av. 9 de Julio) e também a mais longa (Av. Rivadávia).

 

. O Teatro Colón é o teatro lírico mais importante da América Latina e um dos cinco mais famosos do mundo por sua acústica.

 

. O prédio mais alto de Buenos Aires (e da Argentina) é atualmente o luxuoso complexo residencial Torres El Faro, localizado em Puerto Madero, com 170 metros de altura.  

 

. O Río de la Plata, que banha Buenos Aires, é considerado o mais largo do mundo, chegando a medir 90 km entre ambas margens.

 

. A cidade de Buenos Aires e seus arredores concentram mais da metade da população da Argentina, contrastando com a escassez demográfica do interior do país, principalmente no sul (Patagônia).

 

 Site oficial de turismo da Cidade de Buenos Aires:

 

Site turístico criado pela prefeitura de Buenos Aires, com grande quantidade de informação sobre a cidade. Inclui um guia virtual, visitas guiadas, fotos, etc: http://www.turismo.buenosaires.gob.ar/br

 

 

RESTAURANTES:

 

CHURRASCARIAS (PARILLAS)

 

: Cabaña Las Lilas Uma refinada churrascaria localizada no famoso bairro de Puerto Madero, pertencente ao grupo brasileiro Rubayat. Ideal para entender por que a carne dos pampas é tão especial. Abre todos os dias para almoço e jantar, menos aos domingos. [$$$]

Endereço: Av. Alicia Moreau de Justo 516, Puerto Madero.

Tel.: +54 11 4313-1336

 

: Don JulioÓtima opção para carnes. Garçons muito simpáticos. [$$]

Endereço: Guatemala 4699 e Gurruchaga | Palermo Soho, Buenos Aires 1414, Argentina.

Tel.: +54 11 4831-9564 / +54 11 4832-6058

 

: El Desnível – Uma churrascaria bem portenha, com pratos caseiros, abundantes, deliciosos. O ambiente e os garçons são uma atração a parte. Fica aberto até tarde. Pela quantidade de gente é muito comum que realizem listas de espera. [$]

Endereço: Calle Defensa 855, San Telmo.

Tel.: +54 11 4300 9081 / +54 11 4307-2489

: CampoBravo – Uma churrascaria diferente, despojada e com predomínio de jovens e casais. Apesar de que nos finais de semana o lugar enche e é preciso fazer fila, sanduíches de carne e champagne vão compensando a espera ao som de um suave chill out. [$$]

Endereço: Baez 292, Buenos Aires, Argentina.

Tel.: +54 11 45145820

: La Cabrera – A carne é divina. Faça reserva! [$$]

Endereço: Cabrera 5099 | Palermo Viejo, Buenos Aires C14BGS, Argentina.

Tel.: +54 11 4831 7002

 

 

COMIDA REGIONAL                                 

 

: El Establotípico restaurante argentino de carnes. [$]

Endereço: Paraguay 489 | Buenos Aires, Argentina.

Tel.: +54 11 4311-1639

 

: El Obrero – Bodegón rústico com piso hidráulico encardido, pôsteres de futebol nas paredes e garçons das antigas já acolheu o cantor Bono e o cineasta Wim Wenders. [$$]

Endereço: Calle Agustín Caffarena, 64, La Boca.

Tel.: 4362-9912

: El Sanjuanino – Um lugar cálido e simples que oferece uma boa mostra da culinária regional argentina. Destaque para as empanadas, o locro e os tamales. [$]

Endereço: Posadas 1515 | Recoleta, Buenos Aires, Argentina.

Tel.: +54 11 4805 2683 / +54 11 4804-2909

 

: La Querencia – Um lugar ambientado no melhor estilo campestre e que oferece pratos típicos da cozinha argentina a preços acessíveis. [$]
Endereço: Junin 1314, Esquina Juncal | Recoleta, Buenos Aires 1113, Argentina.

Tel.: 4824-4483 / 4821-1888 / 4823-1414

 


COMIDA ITALIANA

 

: Broccolino – Comida muito gostosa, especialmente as massas, que são abundantes e variadas. [$$]

Endereço: Esmeralda 776, Buenos Aires, Argentina.

Tel.: +54 11 4322-7652 / +54 11 4322-9848

 

: La Parolaccia – Em qualquer uma de suas filiais, você vai poder experimentar a melhor pasta em pratos deliciosos e bem elaborados. [$$$]

Endereço: Alicia M. de Justo 1052, Buenos Aires. / Calle Cerviño, 3561, Palermo, Buenos Aires

Tel.: +54 11 4343-1679 / 4514-3220
 


: Filo – Um dos lugares clássicos para degustar a comida ítalo-argentina. É um lugar divertido, freqüentado por todo tipo de gente e onde também há espaço para a arte. Destaque para as massas e pizzas. [$$]

Endereço: San Martin 975 | Retiro, Buenos Aires, Argentina.

Tel.: +54 11 4311 0312

 

CAFÉS:

: Café Tortoni – O café mais famoso e tradicional de Buenos Aires é pura elegância. Outrora lugar de 
peregrinação de homens da literatura e da política, conserva a mesma estrutura e decoração de décadas atrás. Em suas mesas pode-se jogar xadrez e no salão de fundo, sinuca. Todas as noites há apresentações de tango.

Endereço: Avenida de Mayo 825, Buenos Aires 1084, Argentina (El Centro).

Tel.: +54 11 4342-4328

 

: Café Las Violetas – Um lugar emblemático da belle époque portenha, recentemente reciclado. Com suas janelas e portas de vidros curvos, seus vitrais franceses e seus pisos de mármore italiano, é o ambiente ideal para saborear tentadores doces e chás.

Endereço: Avenida Rivadavia 3899 | Esquina Medrano, Buenos Aires C1204AAD, Argentina.

Tel.: 54 11 4958 7387

 

: La Biela – Um lugar freqüentado por alguns artistas e políticos. Fica em frente à praça central da Recoleta, com mesinhas na calçada. Boas bebidas, drinks e doces. Também servem comidas rápidas.

Endereço: Av. Quintana 600 | Recoleta, Buenos Aires C1129ABO, Argentina (Almagro).

Tel.: 54 11 4804 0449

 

 

BARES:

 

: Gran Bar Danzón – Um elegante e tradicional bar inglês onde se degustam raridades. Excelentes drinks, cervejas variadas, whiskys importados, licores diversos e cafés especiais. Para as refeições, a especialidade é cozinha moderna e sushi.

Endereço: Libertad 1161, Retiro.

Tel.: +54 11 4811-1108

: Buller Brewing Company – O primeiro e único Brew Pub de Buenos Aires, onde é possível provar até sete variedades de cerveja artesanal. Também funciona como restaurante, oferecendo desde tira-gostos e pizzas até fondue de cerveja e frutos do mar.

Endereço: Presidente Roberto M.Ortiz 1827, Recoleta.

Tel.: +54 11 4808-9061

 

: The Kilkenny – Bar e restaurante com espírito de um pub de Dublin e o primeiro da América Latina que conta com a licença da famosa cerveja negra Guinness. Tem todas as bebidas alcoólicas imagináveis, com forte predomínio de cervejas e whiskys.

Endereço: Marcelo T. de Alvear 399, Recoleta.

Tel.: +54 11 4312-7291

 

: Milion – Pub super transado e muito legal! Vale a pena ir.

Endereço: Calle Paraná, 1048.

Tel.: +54 11 4815-9925

 

 

BOATES:

 

: Asia de Cuba (Pierina Dealessi 750, Puerto Madero). Uma refinada proposta para as noites de quinta, sexta e sábado em pleno coração de Puerto Madero. O restaurante étnico oferece delicados pratos orientais e, partir da 1 da manhã, é invadido por música eletrônica em um ambiente fashion e moderno.


: Maluco Beleza (Sarmiento 1728, Centro). É o reduto brasileiro por excelência de Buenos Aires. No térreo, decoração praiana e muito pagode, axé e forró. No andar superior, mais intimista, também há espaço para outros ritmos. Funciona de quinta a domingo a partir da meia-noite. Durante o dia tem um restaurante que serve feijoada e outros pratos típicos.

 

 

SORVETERIAS:

 

Chungo – Um dos sabores combina doce de leite com cookies de chocolate. Várias lojas pela cidade.

 

Freddo – Helado e mousse de maracujá surpreende, mas o mais pedido mesmo é o de doce de leite. Filiais por toda a cidade.

 

Munchi’s – Experimente o sabor que mistura creme, queijo mascarpone e chocolate meio amargo. Na capital, há apenas duas lojas: República Dominicana 3352, no bairro Palermo, e outra dentro do Abasto Shopping, na Avenida Corrientes 3247, no bairro Abasto. 

 

Persicco – Ótima pedida são os sorvetes da zabaione e o de marron glacê. As sete unidades da rede costumam ficar abertas até tarde da madrugada.

 

Um ‘Altra Volta – O chocolate tentación tem brownie, nozes e doce de leite. As lojas ficam abertas até de madrugada.

 

 

COMPRAS:

 

: Shopping Abasto (Av. Corrientes 3247, Abasto)  O shopping de Buenos Aires funciona no que antigamente era a central abastecedora da cidade. O shopping, além da grande variedade de lojas, tem praça de alimentação, 12 salas do Hoyts General Cinema, um mundo infantil e esporadicamente oferece exposições e palestras sobre temas variados. Do lado de fora, uma estátua de Carlos Gardel, que morou por essas redondezas no começo de sua carreira.
 
: Alto Palermo Shopping (Av. Santa Fe 3253, Palermo)  Inaugurado em 1990, Alto Palermo é um dos maiores e mais diversificados shoppings de Buenos Aires. Possui uma ótima praça de alimentação, duas salas de cinema e uma academia. A moda portenha está bem representada nas mãos de John L. Cook, Ona Saez, Kosyuko, Ayres, Akiabara, Prototype, entre outros. Quase ao lado do shopping, na esquina de Bulmes e Beruti existe um complexo Cinemark com mais 12 salas.

: Galerías Pacífico  (Florida e Av. Córdoba, Centro)  Um edifício centenário restaurado onde antes funcionava uma galeria de arte. E essa é a particularidade desse shopping, cujas paredes exibem verdadeiras obras-primas. Quanto às lojas, são certamente de excelente nível, incluindo nomes como Cacharel ou Yves Saint Laurent. Destaque também para as várias casas especializadas em artigos de couro.

: Paseo Alcorta  (Salguero e Av. Figueroa Alcorta, Palermo)  São 100 mil m² divididos em quatro andares, reunindo bons artigos de decoração e perfumaria, além das melhores tendências da moda argentina. Na hora de comer, pode-se optar por restaurantes de diversas etnias.


: Patio Bullrich  (Avenida del Libertador 750 / Posadas 1245, Recoleta)  Foi o primeiro shopping de Buenos Aires, inaugurado em 1989. É pequeno em comparação com os mais recentes, porém suas lojas não 
deixam nada a desejar, reunindo as grifes mais caras da Argentina e também as reconhecidas Kenzo, Versace, Dior, Lacroix e Cacharel.

 

: Calle Florida  É a rua de pedestres por excelência de Buenos Aires. O forte aqui são os artigos em couro e peles.

 

: Palermo Viejo  É uma opção de compras alternativa, já que nesse bairro predominam criações de jovens designers, tanto em vestuário como em objetos para o lar. A rua principal é Honduras e vale a pena conferir de dia ou de noite, porque ela também está cheia de modernos barzinhos e restaurantes.

: Av. Corrientes  Do obelisco até o número 1700 há uma infinidade de livrarias e cafés literários. Os preços são variados, mas há lojas especializadas em vender livros baratos, que podem sair apenas $ 5.

 

: Feira de San Telmo  (Plaza Dorrego, San Telmo - Domingos, das 10 às 18h.) É a mais famosa feira de antigüidades, que reúne desde simples bijuterias e roupas de época até gramofones, relógios e telefones antigos. Geralmente há artistas de rua fazendo alguma apresentação ou dançando tango. Ao redor da feira há mais lojas de antigüidades e alguns bons cafés. Vale a pena ir. Acontece todos os domingos pela manhã.

: Plaza Francia  (Recoleta - Sábados, domingos e feriados de 11 a 18h.) Peças em prata, cerâmica, couro e artesanatos. Bastante frequentada por turistas, é um lugar ideal para ver e ser visto.

 

: Doma (Puerto Madero, em frente ao Hotel Faena) Muitos casacos de couro lindos.

 

: Outlet – A maioria dos outlets se encontram na Calle Aguirre e na Calle Gurruchaga (Lacoste, Doma – casacos pela metade do preço).

 

: Magazines Falabela – muita variedade de roupas a preços convidativos. Uma delas está na Calle Florida.

 

 

Algumas dicas interessantes de Buenos Aires:

 

1) Não deixe de ir ao Museu de Arte Latinoamericano (Malba) para ver o Abaporu, quadro-estrela dentro de um prédio interessantíssimo.

 

2) É sempre bom experimentar as empanadas: La Querencia (esq. Junín y Juncal) e Cumaná (Rodriguez Peña 1149).

 

3) Há várias livrarias interessantes. A mais turística (ainda assim, linda) é a Ateneo na Santa Fe (quase Callao). Ali ao lado tome um helado de dulce de leche tentación na sorveteria Volta (o jardim interno, lá atrás, é muito bacana).

 

4) É preciso ir a Palermo e andar pelas ruas em torno da Praça Cortázar (antiga Serrano). No sábado à tarde, uma feirinha de artesanato deixa as ruas mais movimentadas. Muitas lojas de roupas bacanas. 

 

5) A livraria mais charmosa da cidade se chama Eterna Cadencia, também em Palermo. 

 

6) Não deixe de comer, claro, bife de chorizo e ojo de bife. Boas parrillas (churrascaria): Don Julio em Palermo e 1880 em San Telmo. Há muitas outras.

 

7) O Museu Nacional de Belas Artes vale a visita assim como o pequeno museu dedicado a Xul Solar, que foi amigo de Borges.

 

8) Caminhar pelas ruas de Buenos Aires é sempre um prazer. Evite um pouco o centro para isso. Mas percorra a Avenida de Mayo e preste atenção ao Edifício Barolo, um espetáculo à parte.

 

9) Se for ao Caminito, vá à Fundación Proa, bem ao lado, um bonito edifício com muito vidro, sempre com boas exposições.

 

10) Visite Puerto Madero, para entender como se pode recuperar a área degradada de uma cidade.

 

11) Se gosta de zoológico, não perca a oportunidade de visitar o de lá. Aproveite para caminhar pelo Jardim Botânico, do outro lado da rua. 

 

12) O cemitério da Recoleta é turístico e obrigatório.

 

13) Para a programação cultural e esportiva, o site www.ticketek.com.ar pode ser um ótimo começo.

 

14) O Teatro Colón é de fato muito bonito por dentro. Não perca se houver algum concerto.

 

 

*** Qualquer outra informação, solicite na recepção do seu hotel! ***

 



Vamos socializar




© 2015
Todos os direitos reservados


Newsletter


Atendimento ao Cliente
(31) 3029-3822
brimpex@brimpex.com.br
Rua Odilon Braga, 403 - Anchieta
CEP 30.310-390
Belo Horizonte – MG BRASIL
Quem Somos | Grupos | Pacotes | Parceiros | Fotos | Fale Conosco | Painel de Controle