Punta Cana

As  praias, brancas e cheias de palmeiras, são célebres. Mas a República Dominicana possui também paisagens generosamente tropicais, parques selvagens e aldeias de choupanas multicolores onde hospitalidade rima com merengue.

 

Todos já ouviram falar das suas praias, dos seus resorts all inclusive e, é claro, de Punta Cana. Mas a República Dominicana tem mais para oferecer. Paraíso tropical a preços acessíveis, este é um país que se bamboleia, que ondula lentamente as ancas, entre as suas colinas verdes e luxuriantes.

 

Para os verdadeiros apreciadores, falar de charutos não faz sentido se não forem puros habanos. Mas existem honrosas exceções. É o caso dos puros made in República Dominicana.

 

Poucos sabem que graças ao embargo decretado pelos EUA a Cuba, este país se tornou, a partir de 1994, o segundo maior exportador mundial de charutos feitos à mão, com uma produção anual estimada em cerca de 90 milhões de puros. Um feito tornado possível pelo know how trazido por grandes nomes da indústria – como a Davidoff – e por famílias cubanas no exílio. Por esse motivo, a República Dominicana, as suas imensas plantações de tabaco, as suas fábricas e lojas especializadas passaram a fazer parte do roteiro dos fumadores de charutos.

Quem acha que os atrativos do Caribe se resumem à beleza das praias de areia fina e do mar azul turquesa, ainda não conhece a República Dominicana. Verdadeira jóia arquitetônica colonial, sua capital, Santo Domingo, é Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO por seus monumentos históricos. Segundo maior país do Caribe, depois de Cuba, a República Dominicana situa-se na ilha Hispaniola, que a divide com o Haiti.


Além de sua importância histórica, a República Dominicana tem tudo àquilo que se espera de uma ilha tropical do Caribe. Muita animação e festa, no embalo do merengue, o ritmo nacional; um rum que se compara ao cubano, assim como seus charutos. E as praias, tão belas que um elenco de famosos - como Antonio Banderas e Julio Iglesias - vieram construir suas casas de veraneio nelas.

 

 

PUNTA CANA, A FAVORITA DOS TURISTAS

Localizado no extremo leste da República Dominicana, e banhado pelo mar do Caribe, o balneário de Punta Cana é um lugar perfeito para quem sonha, durante suas férias, entrar em contato com a natureza e esquecer da vida.

 

Praias cinematográficas, mar azul, areia branca e coqueiros por todos os lados. O paraíso existe e leva o nome de Punta Cana. Destino de muitos casais em lua de mel, a cidade litorânea no inigualável mar do Caribe concentra mais de 40 resorts, diversas opções de entretenimento durante a noite e locais perfeitos para relaxar curtindo o som das ondas.

Os hotéis ocupam e mimam seus hóspedes 24 horas por dia, nas praias, piscinas, discotecas, bares, restaurantes e cassino. Quase todos estes resorts funcionam no sistema tudo incluído, em que se come e se bebe sem limites. Para sorte dos hóspedes há muitas atividades e esportes, que compensam o ganho de calorias - aulas de tênis, de merengue, mergulho, windsurf, caiaque e balada. 

Cheia de sabores, a cozinha dominicana sofreu influências africanas e espanholas, mas há uma pitada de tempero asiático e italiano nos pratos servidos dentro ou fora da rede hoteleira. O indicado aos que desejam tirar a mão do bolso e provar delícias com um toque bem tropical são as casas especializadas nas refeições ao ar livre, unindo gastronomia de alto padrão e a paisagem fascinante.

Mas o forte de Punta Cana é a beleza natural. Então não espere encontrar uma grande oferta de lojas ou centros comerciais destinados a encher a mala de presentes. Porém, vale visitar o Shopping Paradisus Palma Real e Shopping San Juan, onde há marcas internacionalmente conhecidas e produtos eletrônicos; alguns hotéis abrigam boutiques exclusivas aos estrangeiros a preços de duty-free.

Dos hotéis saem passeios por terra - trilhas até cachoeiras e cavernas - e por mar em lanchas rápidas ou catamarãs. Um dos mais bonitos vai até a Ilha Saona, na área do Parque Nacional do Leste, com direito a paradas em piscinas naturais, sempre animados por muito merengue e muito rum.

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Língua oficial: Espanhol, mas fala-se muito bem o inglês.

Moeda: Peso Dominicano. O dólar é aceito normalmente também.

Visto: Não é necessário. Deve-se obter a tarjeta de turismo, paga no aeroporto na hora da chegada. Custa US$ 10 por pessoa.

Voltagem: 110 V. É bom levar um adaptador de tomadas.

Melhor época para visitar: Quase sempre faz calor na República Dominicana. A temperatura varia de 20ºC a 35ºC durante o ano. Na época mais agradável, de dezembro a abril, os termômetros ficam na faixa dos 25º. Os melhores meses para fugir dos preços altos são maio e junho. Prepare-e para ventos fortes de julho a novembro – é o período em que aumenta o risco de furacões.

Gorjeta: Muito se fala sobre o hábito de dar gorjeta pelos serviços prestados em Punta Cana. Não é tão necessário como dizem, mas é, sim, um ato de cortesia pelo atendimento e pelo bom humor daquele povo – da mesma maneira como pagamos os 10% no final das contas no Brasil. Considerando que os salários do país são baixos, a gorjeta faz uma boa diferença no fim do mês.

Embaixada oficial do Brasil: Consulado do Brasil - Av. Winston Churchill, 32, 2º piso, Ed. Franco Acra y Asociados, Santo Domingo. Telefone: 809 532-0868.

Pequenas dicas:

- É bom levar remédios como antialérgico, analgésico, para estômago e band-aid, pois pode não ser fácil encontrar.

- Leve roupas leves e simples, como sandálias rasteiras e chinelo e, uma peça mais arrumada para um evento qualquer. Até na boate, as pessoas vão de short e blusa leve. Faz muito calor, mesmo quando está nublado e chovendo. O tempo é instável em relação à chuva, mas faz calor o tempo todo. Para os homens pode ser necessário levar uma calça, pois alguns restaurantes exigem.

- Não deixe de experimentar a Mama Juana, bebida a base de rum com ervas afrodisíacas. Muito clássica em Punta Cana e ótima opção para lembrancinha para os amigos. Encontra-se em lojas de artesanato. Não compre logo na primeira loja, pois há muita diferença de preço.

 

ATRAÇÕES E PASSEIOS:

 

*Podem ser adquiridos pelo seu receptivo local ou no próprio resort.*

 

- Ilha Saona: o principal passeio de Punta Cana, onde você visitará a ilha onde foi gravado o filme A Lagoa Azul e poderá observar de perto estrelas do mar e tomar um drinque com rum dentro do mar do Caribe. Duração: dia inteiro.         

 

- Santo Domingo: passeio pela capital da República Dominicana, fundada em 1498, visitando os principais pontos turísticos. Duração: dia inteiro.

 

- Marinarium: o melhor cruzeiro de mergulho pela costa de Bávaro em Punta Cana. Duração: meio dia.

 

- Reef Explorer: a excursão de múltiplas atividades, como nado com tubarões e arraias, snorkel, kayaque e massagens relaxantes. Duração: meio dia.

 

- Discovery Cruise at Cap Cana: cruzeiro de luxo pela costa de Cap Cana; com mergulho, almoço com lagosta e tempo de praia. Duração: dia inteiro.

 

- Sunny Day: o melhor cruzeiro de vela, com mergulho e bar flutuante. Duração: meio dia.

 

- Happy Hour: cruzeiro pela tarde em catamarã de vela, com snorkel e festa no final. Duração: meio dia.

 

- Dolphin Island: no meio do mar aberto, você tem a grande oportunidade de brincar e nadar com golfinhos em piscinas naturais. Antes de interagir com eles, você recebe todas as instruções necessárias de como proceder de forma segura. Existe a possibilidade de fazer snorkel com tubarões e arraias. Duração: meio dia.

 

- Seaquarium: caminhada submarina e festa no mar. Duração: meio dia.

 

- Caribbean Festival: carnaval dominicano com apresentação folclórica e passeio de catamarã. Duração: meio dia.

 

- Manatí Park: parque ecológico onde você entra em contato com a flora e a fauna típicas da região, como lagartos, papagaios, leões marinhos e golfinhos. Também conhece a história dos antigos moradores da República Dominicana, o povo Taíno. Duração: dia inteiro.

 

- Dr. Fish: cruzeiro de saúde com massagens relaxantes, bio pilates e tratamento de esfoliação da pele dos pés com peixes; ou seja, um SPA em pleno alto mar. Duração: meio dia.

 

- Bávaro Splash: passeio de aventura em lanchas rápidas pela costa de Bávaro e parada para snorkel com peixes tropicais. Duração: meio dia.

 

- Adventure Buggies: percurso de buggy por Cap Cana, visitando Juanillo e o Hoyo Azul, uma lagoa subterrânea. Duração: meio dia.

 

- Caribbean Buccaneers: entre no melhor filme pirata como protagonista. Navegação pela cidade pirata de Ilha Tartaruga com jantar no meio do mar. Duração: noturno.

 

- Zip Lines Adventures: uma espécie de arvorismo sob a ancestral montanha Taína Anamuya. Duração: meio dia.

 

- Bávaro Runners: conhecendo a República Dominicana - interação com os moradores locais, visita à escola rural, visita aos campos de cana de açúcar e a um rancho típico, com demonstração de tabaco e degustação de café e frutas da região. Duração: dia inteiro.

 

- Passeio de balão: vôo em balão de ar quente de 1 hora, com refeições. Duração: meio dia.

 

- El Fiestón Ilha Catalina: roteiro por Altos de Chavón, uma réplica de estilo medieval com paisagens inigualáveis; visita à Marina de Casa de Campo; Ilha Santa Catalina; banana boat; pesca criolla; snorkel e muita dança e diversão. Duração: dia inteiro.

 

- Boate Imagine Punta Cana: a única discoteca em uma caverna no mundo, com ambiente de música latina, hip hop e eletrônica. O transporte geralmente está incluído no valor da entrada. Duração: noturno.

 

 

ONDE COMER:

 

Todas as refeições são feitas no hotel que você escolheu, aproveitando o sistema all inclusive. Não há a menor necessidade de sair de seu complexo para comer. Os hotéis sempre têm um restaurante principal, onde pode ser consumidos o café da manhã, o almoço e o jantar sem necessitar de reserva. 

 

A variedade dos buffets é, normalmente, muito grande e você ficará até perdido na hora de escolher o que comer. No café, será fácil perceber a presença de alguns itens não muito comuns no nosso café da manhã, que tem ingredientes mais leves do que o norte-americano, por exemplo.

 

No almoço, a variedade continua. Para os amantes do nosso feijão com arroz, não será impossível comer a mistura – frequentemente encontramos nossos pratos preferidos por lá. Entre o almoço e o jantar, os hotéis também costumam oferecer lanchonetes com snacks, algumas abertas 24 horas.

 

O jantar é sempre um momento com mais opções. Os trajes são mais formais e os complexos oferecem várias opções de restaurantes, como japonês, americano, brasileiro, italiano, mexicano, espanhol – o leque de opções varia de acordo com o hotel. Nessa parte, você deve ficar atento se o hotel estabelece que é necessário fazer uma reserva antecipada. Do contrário, você terá acesso ao restaurante principal sem fazer reserva. Ao fazer seu check-in, pergunte sobre esse detalhe.

 

Apesar de os hotéis prepararem suas refeições para uma grande quantidade de pessoas, a qualidade da comida pode surpreender os mais céticos. É claro que os serviços de cada hotel variam, assim como as condições dos pratos - por isso é recomendável escolher um hotel de qualidade. Os buffets têm muitos funcionários e buscam atender da melhor maneira o hóspede, podendo esquentar ou assar uma carne se assim a pessoa desejar. O único esforço é escolher o que comer em meio a tantas opções; fazer dieta em Punta Cana é uma tarefa difícil.

 

 

VIDA NOTURNA:

 

Está achando que Punta Cana é um lugar para descansar e não tem nada para fazer à noite? Acertou em parte. É, sim, um lugar para descansar, mas há bastante agito para quem procura. Os próprios hotéis oferecem programação noturna variada.

 

Todos os hotéis têm restaurantes de diferentes nacionalidades. Depois do jantar, a maioria das pessoas não vai para a cama. A cada dia há uma apresentação diferente no palco principal do hotel, principalmente shows de dança e música. Eles são bem interessantes e animam públicos de todas as idades.


Os que gostam, podem seguir a noite no cassino e tentar a sorte para ganhar algum dinheiro. Lá pelas 23h chega a vez das boates. Elas começam a ficar cheias e são o destino certo daqueles que gostam de dançar, principalmente reggaeton e merengue.

 

Ainda para os que gostam de dançar, existe a Boate Imagine, um dos poucos motivos que o levarão para fora dos resorts. A boate fica dentro de uma caverna e tem sempre DJs diferentes. O transporte, normalmente, está incluído no valor da entrada.

 

 

COMPRAS:

 

Não vá a Punta Cana achando que trará sacolas e mais sacolas de compras. Conhecidamente, Punta Cana não é destino para isso, porque os preços não são atrativos a esse ponto. Mas há, sim, opções para quem gosta de uma comprinha ou outra, principalmente para quem quer trazer lembranças da viagem.

 

A maior parte dos hotéis em Punta Cana tem algumas lojinhas e nelas você encontra produtos básicos como camisas, bolsas, bebidas, canecas, chaveiros, enfim... um pouco de tudo.  

 

Dentro dos resorts é comum também existirem feirinhas de artesanato em determinados dias da semana - pergunte na recepção de seu hotel o dia em que elas acontecem. Nelas, os vendedores locais expõem, principalmente, pinturas em tela e colares com pedras da região. A dica é ficar bem esperto com os valores que lhe apresentarem. Pechinche até achar que o valor está razoável. Nunca aceite um valor sem negociar.

 

O Shopping Palma Real é uma boa opção para quem quer fazer compras em grifes, com algumas das mais famosas lojas do mundo, como Puma, Adidas, Billabong e Hard Rock. Para quem prefere produtos artesanais, bebidas e outros artigos populares, um lugar muito indicado é a Plaza Bibijagua. Os preços são excelentes!

 

No final da viagem, os brasileiros têm uma parada certa no aeroporto: o free shop. Sem taxas, os produtos ficam com preços muito melhores do que os oferecidos no mercado brasileiro em geral. Há um pouco de tudo na loja: roupas, relógios, perfumes, óculos, bolsas, chocolates, cigarros, entre outros produtos. 



Vamos socializar




© 2015
Todos os direitos reservados


Newsletter


Atendimento ao Cliente
(31) 3029-3822
brimpex@brimpex.com.br
Rua Odilon Braga, 403 - Anchieta
CEP 30.310-390
Belo Horizonte – MG BRASIL
Quem Somos | Grupos | Pacotes | Parceiros | Fotos | Fale Conosco | Painel de Controle